Na manhã de segunda-feira, 14 de setembro, foi inaugurada a terceira Policlínica de Fortaleza, situada no bairro Passaré, pelo Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o Governador do Ceará, Camilo Santana.
Nesta unidade também foi aberto um SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para atender pessoas com HIV.
Desde 2017 foi pactuado entre o prefeito e o Fórum ONG/AIDS do Ceará que todas as policlínicas de Fortaleza teriam em seu espaço um SAE.
O SAE recebeu o Nome de Eraldo Nogueira de Souza em homenagem ao ativista que militou no Movimento Aids e LGBT nos anos 90/2000. Fundador da RSP+Fortaleza (Rede de Solidariedade), Eraldo Junior a coordenou por dois mandatos juntamente com Elias Nobre. Participou da Fundação da RNP+CE e fez parte do GRAB – Grupo de Resistência Asa Branca. Faleceu em consequência da AIDS.
A proposta de homenagear os militantes que morreram de AIDS veio do Presidente da Frente Parlamentar Municipal de Luta Contra a Aids, Vereador Dr. Eron Moreira. O PL ainda tramita na Câmara de Vereadores mas em reunião, no dia 9 de junho, com o Fórum ONG/AIDS e a secretária de saúde de Fortaleza, Joana Marcial, a proposta já foi acatada.
Esta conquista tem um significado muito importante pois visibiliza as questões do HIV/AIDS e a memória de pessoas que fizeram parte do início dessa história de luta, diz Vando Oliveira (Coordenador da RNP+ Ceará).