A nova Secretária Nacional da RNP+Brasil fez a reunião de planejamento nos dias 11 e 12 de dezembro em Fortaleza – Ceará com o objetivo geral de organizar e fortalecer a RNP + Brasil e seu colegiado para o período de 2021 a 2023. Estiveram presentes Cledson Sampaio, Secretaria Executiva, Guto Menna Barreto, Secretaria de Informação e Comunicação, Vando Oliveira, Secretaria Política – a composição da nova Secretaria Nacional; e como convidados; Jair Brandão, Moysés Toniolo e Credileuda.
Na reunião ocorreu o planejamento e estruturação de um Plano de Trabalho da Secretaria Nacional da Gestão para o exercício de 2021/2023. Além disso foi construída uma proposta de Planejamento do Colegiado Nacional para 2021/2022 e uma proposta de projeto de capacitação para o colegiado nacional da RNP+ Brasil. Foi também debatido a realização do 9º Encontro Nacional da RNP+ Brasil que será realizado no Ceará em 2023.
Além disso, foram discutidos no primeiro dia, temas como o cadastramento dos membros da RNP+Brasil, a necessidade de cobrarmos ao DCCI/MS o espaço de participação da sociedade civil no Departamento, sobretudo das pessoas vivendo com HIV/Aids; a reinstalação Urgente do Comitê de Ética da RNP+ Brasil, uma capacitação em ativismo e controle social, e finalmente. como como reorganizar a RNP+ na Região Sul do Brasil e fortalecer as regiões Norte e Centro-Oeste. Neste dia foi decidido também realizar em breve, ainda em janeiro de 2022, uma Reunião Ampliada para constituição do Comitê de Ética da RNP+ Brasil.
No segundo dia da reunião ocorreu a continuação da construção da proposta de Planejamento da RNP+ Brasil para 2021/2022, e foram discutidas orientações para construção da metodologia deste Planejamento:
Linhas estratégicas para atuação da RNP+:
– Diálogos inter redes;
– Articulação parlamentar e gestão;
– Fortalecimento da participação social;
– Visibilidade institucional.
Temas para discussão no planejamento:
– Análise de conjuntura;
– Avanços e desafios (fragilidades e potencialidades);
– Agenda Política e Plano de Ação para 2022;
– Visibilidade positiva e representação na Carta de princípios;
– Oficina sobre mídias sociais da RNP+ Brasil;
– Apresentação projeto da RNP+ Brasil;
– Discussão sobre apoios de laboratórios; (limites éticos da parceria).
No período da tarde deste segundo dia foram discutidos os principais eixos de uma proposta de projeto de fortalecimento institucional, sendo eles: 1. Fortalecimento institucional; 2. Comunicação para a cidadania; 3. Educação permanente para o ativismo político; 4. Combate a violência, intolerância e a discriminação e, finalmente, 5. Advocacy em Direitos Humanos.
Nesta reunião, decidiu-se que a data deste Planejamento do Colegiado Nacional será: 25 a 28 de março de 2022, em Fortaleza – CE, antes do ENONG 2022.